Consumo diário de frutas e legumes auxilia a prevenção contra o câncer

25/03/2011 00:10

 

Consumo diário de frutas e legumes auxilia a prevenção contra o câncer

 

Em 8 de abril comemora-se o dia mundial de combate o câncer, e nesta data a velha afirmação de nossas mães e avós ganham atenção especial. Quem nunca ouviu a recomendação para comer mais frutas e legumes? Pois bem, esta é a melhor combinação para a prevenção do câncer.
O câncer é uma modificação genética que ocorre lentamente dentro das células, primeiros seus genes são alterados, em seguida ela se torna maligna e seu último estágio já é da multiplicação descontrolada e irreversível das células alteradas. Esta alteração esta relacionada muita vezes pelo ataque de radicais livres do nosso organismo. Por isso que muitas pesquisas recomendam a ingestão de alimentos antioxidantes, que combatendo os radicais livres auxiliam na prevenção do câncer.
É claro que apenas o consumo destes alimentos não garante o não aparecimento do câncer, mas podem contribuir para isso. Em um trabalho recém publicado pelo American Institute For Cancer Research os pesquisadores conseguiram comprovar que é possível diminuir o risco de incidência do câncer em 20% apenas aumentando o consumo de frutas e verduras, durante a pesquisa os voluntários ingeriam pelo menos cinco porções diárias. E foram mais além, se o individuo praticasse atividade física regularmente, este índice chegava a 40%.
“Para uma vida saudável é preciso ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos, isso garantirá não apenas a prevenção do câncer, mas também de várias outras doenças. E ainda garantirá qualidade de vida”, afirma o nutrólogo Maximo Asinelli. Ele explica que há alimentos que podem combater o aparecimento de radicais livres e com isso contribuir para a prevenção do câncer.
O nutrólogo recomenda o consumo de alimentos que contenham bioflavonoides, beta-carotenos, fibras e antioxidantes, como a vitamina A, C, E e selênio. Estes componentes são encontrados são encontrados em nossa alimentação diária.
O beta-caroteno pode ser encontrado nas cenouras, tomares, caqui, manga, abobora e couve. Já as frutas cítricas, como a laranja, limão e abacaxi são ricas em vitamina C, enquanto a vitamina E pode ser encontrada no óleo de girassol, nas amêndoas, amendoins e gérmem de trigo. O nutrólogo também recomenda o consumo da soja e seus derivados, pois possuem isoflavonas, e dos frutos do mar, leite e derivados, ricos em selênio.
“Não é conhecida uma causa exata para o aparecimento do câncer, há vários fatores que devem ser levados em conta. Mas a garantia de uma boa alimentação e de uma vida saudável, com certeza poderá colaborar com a prevenção desta doença, entre tantas outras”, finaliza o nutrólogo Maximo Asinelli. 
Doutor Maximo Asinelli (CRM-Pr 13037)
Médico Nutrólogo

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By Monique Menezes