Chocolate puro não hidrata a pele e os cabelos, diz dermatologista

24/03/2011 23:51

 

Chocolate puro não hidrata a pele e os cabelos, diz dermatologista

 

 Os produtos que levam chocolate e cacau na formulação não são novidades no mercado e têm seus benefícios do ponto de vista estético, pois conseguem aliar as utilidades do alimento a outras propriedades cosméticas hidratantes, às vezes também naturais. 

Porém, com a chegada da Páscoa, muita gente aproveita para hidratar o corpo e os cabelos com o chocolate puro. Será que é uma boa ideia? De acordo com a dermatologista Paula Penna, talvez não. 

- O chocolate tem muita gordura e por isso hidrata um pouco a pele. Mas quem está mesmo preocupado em deixar a pele mais macia e saudável deve optar por cremes que levam substâncias como ureia, lactato de amônia, ceramidas e propilenoglicol. 
 
Sendo assim, o chocolate tem muito menos a função de hidratante do que um creme comum. 

- Ele só dá um cheirinho gostoso na pele. E podemos comparar seu poder dehidratação com os óleos corporais. 

Os óleos, ao contrário do que muitos pensam, são muito menos hidratantes do que os cremes e bálsamos porque não têm o poder de penetrar na pele. Apenas formam uma espécie de barreira protetora que impede que a pele perca mais água e, assim, desidrate. 

E aquela velha história de que chocolate dá espinha pode ter algum sentido, segundo Paula. 

- Se passarmos o chocolate puro diretamente na pele do rosto, há possibilidade de desenvolver espinhas justamente pela quantidade de gordura que ele tem. 

Mas, afinal, em uma época de tanta fartura de ovos de chocolate como a Páscoa, será que não dá para separar alguns pedaços em benefício da pele e doscabelos

- Se tiver tantos ovos sobrando, o melhor é guardá-los para fazer cobertura de bolos, pois trata-se de um alimento realmente muito gorduroso e melado para passar na cabeça ou no corpo e não vai trazer muito benefício.
 

 

By Monique